Max Verstappen venceu a corrida sprint do GP de São Paulo (Foto: Red Bull Content Pool)

Max Verstappen ignorou Lando Norris na largada da corrida sprint do GP de São Paulo e tomou a dianteira ainda nos primeiros metros. Mesmo com um desfile à vitória, restante da corrida foi divertida atrás dele

Num dia completamente aberto, cheio de sol e calor, a Fórmula 1 podia respirar aliviada quando formou para a corrida sprint do GP de São Paulo, neste sábado (4): nada seria como no dia anterior. Afinal, como diz o ditado, depois da tempestade, claro, vem a bonança. A bonança climática se repetiu na pista, com uma curta corrida absolutamente frenética. Só o que não teve foi emoção na briga pela vitória: Max Verstappen controlou tudo.

Verstappen largava na segunda posição, mas engoliu Lando Norris nos primeros metros da prova. Quando o contorno do S do Senna passou, o tricampeão já estava consolidado como o líder. Daí em diante, não foi mais incomodado. As brigas ficaram atrás dele.

Relacionadas

Norris chegou a perder o segundo posto para George Russell, mas a Mercedes viu o rendimento de pneus macios despencar ao longo das 24 voltas. Assim, Norris foi mesmo o segundo, com Sergio Pérez na terceira colocação.

Russell foi o quarto, seguido por Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Carlos Sainz finalizaram o top-8, grupo que pontua em corridas sprint. Daniel Ricciardo e Oscar Piastri fecharam a primeira metade da tabela.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Confira como foi a corrida sprint do GP de São Paulo de F1:

Ainda, como de manhã, nada de caos! Temperatura ambiente em 28°C e asfalto em 42°C, tudo isso sem chuva, para a corrida sprint final de 2023: a do GP de São Paulo de Fórmula 1. E tudo certo para o começo na hora certa: 15h33 (de Brasília, GMT-3).

O jogo estratégico para a corrida sprint era fácil de entender. Apenas a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, nas posições 11 e 12, além de Logan Sargeant, o último, saíam de médios. Os 17 outros, de macios.

O top-10 contava com Lando Norris, Max Verstappen, Sergio Pérez, George Russell, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Oscar Piastri. Depois de Magnussen e Hülkenberg, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Lance Stroll, Guanyu Zhou, Alexander Albon e Sargeant.

Verstappen, fora do habitual primeiro lugar, não teve qualquer intenção de jogar com mais comodidade. De saída, foi para dentro e chegou ao S do Senna já na frente de Norris. Russell engoliu Pérez na reta e deixou o espaço para Hamilton também mergulhar, num lance que passou erto de render contato, e tomou a posição. Além disso, Leclerc sacou Tsunoda da frente, enquanto Sainz fazia o mesmo com Ricciardo. Piastri ficou sem espaço no meio do pelotão e passou fora da pista em dado momento, mas retornou sem grandes prejuízos.

Max Verstappen passou Lando Norris logo na largada (Foto: Red Bull Content Pool)

Logo na segunda volta, Russell ignorou solenemente a presença de Norris e tomou o segundo lugar. A briga de Hamilton, atrás, era com Pérez e Leclerc, não com Norris. ‘Checo’ aproveitou a abertura do período de asa móvel, usou a dele e passou Lewis, que tentou retrucar. Foi a chance de Leclerc entrar na brincadeira e os três se atacarem. Mas, ao menos até o fim da quinta volta, Pérez, Hamilton e Leclerc continuavam nesta ordem.

Norris foi outro a atacar de volta e foi para dentro de Russell, rapidamente ultrapassando para retomar o segundo posto. Enquanto isso, Tsunoda reclamava de Leclerc. “Está se movendo no meio da freada”, dizia no rádio para a AlphaTauri.

As brigas seguiam no que era uma corrida sprint um tanto quanto frenética. Alonso já começara a recuperação na largada, mas fez um mergulho de respeito para cima de Magnussen e tomou o 12º posto. Na frente, a queda de rendimento da Mercedes era palpável: Pérez chegou facilmente até Russell e fez a ultrapassagem sem maiores dificuldades. A exigência seria recuperar o espaço e buscar Norris.

Yuki Tsunoda ultrapassou Lewis Hamilton no fim da corrida sprint (Foto: Red Bull Content Pool)

Se Albon reclamava de um suposto vazamento de óleo de Bottas, a Alfa Romeo não chamava o finlandês de volta. Ricciardo se animava e ia para cima de Sainz em busca do oitavo lugar e entrada na zona de pontos. Com habilidade, fez a AlphaTauri incomodar, mas errou em seguida e saiu logo após a reta dos boxes. Nada muito sério, mas perdeu o S do Senna e voltou na Curva do Sol. Na volta seguinte, tentou novamente e não passou. Foi o que Piastri precisou para ir para dentro e tomar o nono posto. Pouco depois, porém, Daniel se recuperou e passou Oscar.

Alonso atacou Gasly e fez a ultrapassagem com um mergulho digno do bicampeão mundial que é na Curva do Sol. Nos instantes finais da corrida, ainda chegou a Piastri e foi para cima, mas passou além e escapou brevemente no Lago. Ficou, mesmo, no 11º lugar.

Destaque do fim da corrida foi como Hamilton caiu de rendimento com a Mercedes. Virou alvo fácil para Tsunoda, no fim das contas. Vitória novamente para Verstappen, com Norris, Pérez, Russell, Leclerc, Tsunoda, Hamilton e Sainz nos pontos.

F1 2023, GP de São Paulo, Interlagos, Corrida Sprint:

1 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 24 voltas
2 L NORRIS McLaren Mercedes +4.287
3 S PÉREZ Red Bull Honda +13.617
4 G RUSSELL Mercedes +25.879
5 C LECLERC Ferrari +28.560
6 Y TSUNODA AlphaTauri Honda +29.210
7 L HAMILTON Mercedes +34.726
8 C SAINZ Ferrari +35.106
9 D RICCIARDO AlphaTauri Honda +35.303
10 O PIASTRI McLaren Mercedes +38.219
11 F ALONSO Aston Martin Mercedes +39.061
12 L STROLL Aston Martin Mercedes +39.478
13 P GASLY Alpine +40.621
14 E OCON Alpine +42.848
15 A ALBON Williams Mercedes +43.394
16 K MAGNUSSEN Haas Ferrari +56.507
17 G ZHOU Alfa Romeo Ferrari +58.723
18 N HÜLKENBERG Haas Ferrari +1:00.330
19 V BOTTAS Alfa Romeo Ferrari +1:00.749
20 L SARGEANT Williams Mercedes +1:00.945

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.