O Botafogo anunciou a contratação do centroavante Diego Abreu, filho do ídolo Loco Abreu. O jogador de 19 anos assinou contrato por empréstimo até o fim da temporada 2024 com um cláusula de opção de compra firmada em valor não divulgado.
Reforço no Botafogo: atacante Diego Abreu chega ao clube
- Um sempre volta onde foi feliz. Pronto para escrever a minha própria história - escreveu o jovem atacante nas redes sociais.
Loco usou as redes sociais para comemorar o novo clube do filho e desejar boa sorte na caminhada com a camisa que o fez ídolo no Brasil.
- Felicidades! Desfrute sempre e siga em frente. Vamos que vamos, Botafogo! - escreveu o ex-atacante e hoje treinador.
Assim como o pai, Diego usa a camisa 13 e gosta de jogar como referência no ataque. No site oficial dos agentes, o atacante é descrito como um jogador de bom porte físico, mas que tem técnica apurada e consegue jogar longe de área.
Diego Abreu nasceu na Cidade do México, mas se naturalizou uruguaio para jogar na mesma seleção do pai. Ele marcou mais de 150 gols pelos times de base do Defensor, clube que defendeu por toda a carreira. O jovem foi convocado para a seleção sub-20 da Celeste em 2021 - pela equipe nacional, tem dois gols em quatro jogos.
Loco Abreu é um dos ídolos recentes do Botafogo. "El Loco" jogou no clube entre 2010 e 2012, foi campeão carioca no primeiro ano pelo Alvinegro e marcou 73 gols pela equipe. Atual técnico do César Vallejo, do Peru, ele será adversário do Botafogo na Sul-Americana.
Loquito Abreu — Foto: Henrique Lima/BFR
Assista: tudo sobre oBotafogono ge, na Globo e no sportv
Segundo informações do repórter Renan Moura, da Rádio Globo, o Flamengo deve ter um desfalque importantíssimo para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, no sábado, contra o Fluminense, no Maracanã.
Trata-se do meia Arrascaeta, que está praticamente fora do clássico. Em treino nesta quarta-feira, novamente o uruguaio não foi a campo. A lesão muscular é considerável e o jogador não deve ter condições de ir a campo.
Por outro lado, o atacante Gabriel Barbosa foi reintegrado aos treinos com o grupo após trabalho de reequilíbrio muscular e não deve ser problemas para a partida de ida da decisão.
Na noite desta segunda-feira, Santos e Palmeiras fizeram clássico equilibrado na Vila Belmiro e ficaram no empate em 1 a 1. O duelo foi válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro feminino.
Donas da casa, as Sereias da Vila saíram na frente ainda no início da primeira etapa, logo aos 11 minutos, quando Cristiane fez fez linda jogada individual e serviu Thaisinha, queabriu o placar.
A reação palmeirense, contudo, também não tardou a aparecer. Aos 32 minutos, Amanda Gutierres puxou o contra-ataque pelo lado esquerdo e deu passe na medida para Bia Zaneratto, que não perdoou na saída da goleira.
Depois do intervalo, o duelo seguiu com oportunidades para os dois lados, mas a rede não voltou a balançar. Dessa forma, o empate sem gols persistiu até o apito final na Vila Belmiro.
Com o resultado, as duas equipes perderam a chance de embalar na competição. O Palmeiras aparece na quarta colocação, com 11 pontos. Enquanto isso, o Santos chega ao sétimo lugar, com oito.
O Corinthians nunca disputou nenhuma partida contra o Liverpool. Por mais que o clube uruguaio tenha 108 anos de história no futebol, os momentos de destaque vieram somente nas últimas temporadas, quando conquistou títulos como o Torneo Apertura e a Supercopa Uruguaia.
A situação é diferente com as outras duas equipes da chave, sobretudo o Independiente Del Valle. O Timão enfrentou a equipe equatoriana nos jogos de semifinal da Copa Sul-Americana de 2019 e acabou eliminado sob placar agregado de 4 a 2.
No caso do Argentinos Juniors, será o primeiro encontro no recorte de jogos oficiais. Os times chegaram a se enfrentar em 1980, em partida amistosa, que terminou em 1 a 0 para o Corinthians. O gol alvinegro foi marcado pelo atacante Gil.
O Timão faz sua estreia nesta edição da Copa Libertadores na próxima semana. O clube busca seu segundo título no torneio, 11 anos depois de conquistá-lo pela primeira e única vez.
Confrontos entre Corinthians e Independiente Del Valle
Jogos realizados: 2 Vitórias do Corinthians: 0 Empates: 1 Vitórias do Independiente Del Valle: 1 Gols do Corinthians: 2 Gols do Independiente Del Valle: 4
Confronto entre Corinthians e Argentinos Juniors
Jogos realizados: 1 Vitórias do Corinthians: 1 Empates: 0 Vitórias do Argentinos Juniors: 0 Gols do Corinthians: 1 Gols do Argentinos Juniors: 0
O Tottenham anunciou oficialmente, na tarde deste domingo (26), a demissão do técnico Antonio Conte. Em nota oficial, o clube inglês informou que a decisão foi feita em comum acordo entre as partes
O clima começou a esquentar no Tottenham desde que Conte falou que "os jogadores estavam acostumados" e esse era o motivo de o clube "não ganhar títulos há 15 anos", tirando a responsabilidade da gestão da equipe inglesa.
Leia também
Confira o comunicado:
Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.
Veja a tradução do comunicado:
"Podemos anunciar que o técnico Antonio Conte deixou o clube por mútuo acordo.Conseguimos a classificação para a Liga dos Campeões na primeira temporada de Antonio no clube.Agradecemos a Antonio por sua contribuição e desejamos-lhe felicidades no futuro.
Cristian Stellini assumirá a equipe como treinador principal interino até o final da temporada, junto com Ryan Mason como auxiliar técnico.
Daniel Levy, presidente: “Temos 10 jogos restantes na Premier League e lutamos por uma vaga na Champions League.Todos nós precisamos nos unir.Todo mundo tem que se esforçar para garantir o melhor resultado possível para o nosso clube e torcedores incríveis e leais”."
"O grupo cresceu e o ponto de encontro era a casa número 317 da Rua Guajajaras, onde morava dona Alice Neves, uma senhora sem qualquer parentesco com qualquer dos rapazes, mas que se tornou a madrinha do novo clube, dando palpites e criando a primeira torcida feminina de futebol no Brasil", descreve o site Galodigital em trecho sobre a história do Atlético se referindo a uma das pessoas que ajudaram na fundação do clube.
Neste sábado (25/3), quando completa 115 anos, o clube comemora e faz homenagens. Uma delas é exatamente a Alice Neves, que terá um lugar especial no novo estádio do Galo, "a Casa do Tropeiro".
Durante o culto ecumênico realizado em comemoração ao aniversário do Galo, o clube divulgou um dos espaços que será muito procurado pelos torcedores quando o estádio começar a receber jogos:
"Dona Alice Neves nasceu antes de BH. Aos 37 anos, incentivou 22 jovens a criar o Clube Atlético Mineiro. Desde então, são 115 anos com as mesmas cores e o mesmo nome. A mãe do Galo será sempre lembrada na Arena MRV! O nosso bar especialista em tropeiro leva o nome desta mulher tão essencial em nossa história", postou o Atlético.
A inauguração da Arena MRV será no próximo dia 15 de abril, mas o primeiro jogo deverá ser disputado apenas no segundo semestre, após a conclusão de todas as obras internas e intervenções viárias do entorno.
Em jogo-treino no CT Joaquim Grava, o Corinthians goleou o RB Bragantino II, que disputa a Série A3 do Paulistão. O Alvinegro não divulgou o resultado da partida, que teve quatro tempos de 30 minutos, mas o LANCE! confirmou a informação do portal Meu Timão, e a equipe de Fernando Lázaro venceu por 6 a 1, com gols de Róger Guedes (2x), Pedrinho, Maycon, Fausto Vera e um gol contra.
Um dos destaques da partida foi o jovem Pedrinho. Grande aposta das categorias de base do Timão, o atacante de 17 anos entrou na vaga de Romero, sofreu um pênalti e ainda marcou um dos gols corintianos.
A imprensa não teve acesso ao treino e o clube não divulgou a escalação, mas Lázaro esboçou dois times no treinamento de quinta-feira (23), e a assessoria confirmou que ele usou cada time por 60 minutos, com algumas alterações. A equipe titular contava com: Cássio; Fagner, Gil, Caetano e Fábio Santos; Roni, Maycon, Giuliano e Adson; Róger Guedes e Romero.
Renato Augusto e Paulinho, que seguem cronograma de exercícios na parte interna do CT do clube, não participaram do jogo-treino. Além da dupla, Balbuena e Yuri Alberto foram desfalques por estarem com suas seleções na Data Fifa.
- O treinamento foi bastante importante para nós. Queríamos muito avaliar a intensidade dos atletas e isso foi correspondido por eles - comentou o técnico Fernando Lázaro.
O último jogo-treino do Timão antes da Libertadores será na próxima quinta-feira (30), contra o Coritiba, também no CT Joaquim Grava. A equipe alvinegra conhecerá seu grupo e adversários na competição continental na noite desta segunda-feira (27).
A Fórmula E estreia no Brasil neste sábado (25) com uma corrida na cidade de São Paulo, em um circuito de rua, desenhado no entorno do Sambódromo do Anhembi, por onde passa a reta principal do traçado.
A categoria mundial de carros elétricos concentra suas atividades em um mesmo dia, portanto, os treinos livres, a classificação e prova serão realizadas em sequência.
Os carros começarão a ir para a pista para os últimos testes às 7h25. Na sequência, a partir das 9h40, tem a definição do grid de largada. Já a primeira das 31 voltas da corrida está prevista para as 14h03 (horários de Brasília).
A etapa terá transmissão ao vivo na Band, no BandSports e no canal do YouTube do site Grande Prêmio.
O campeonato tem atualmente o alemão Pascal Wehrlein como líder, com 80 pontos. O segundo colocado é o britânico Jake Dennis, com 62.
Os brasileiros Lucas DiGrassi —campeão da temporada de estreia, em 2016/17— e Sérgio Sette Câmara aparecem, respectivamente, na 10º e 15º posições, com 18 e 10 pontos.
Para quem for ao circuito, a recomendação é utilizar o transporte público. Os organizadores do Fórmula E acompanhavam com apreensão a greve no Metrô de São Paulo, encerrada na sexta-feira (24) após um acordo entre o Sindicado dos Metroviários e a empresa.
"A Fórmula E quer mostrar que os transportes podem ser diferentes, limpos e sustentáveis. É claro que a gente pensa no carro. Mas o transporte público é uma parte importante dessa conversa", disse à Folha o CEO da categoria, Jamie Reigle. "Por outro lado, todas as corridas ou todas as cidades que visitamos, há dinâmicas locais, que são mais importantes do que a Fórmula E."
Segundo Reigle, a expectativa dos promotores é alcançar a lotação máxima do Anhembi, que é de cerca de 25 mil pessoas.
"Temos os ingressos gerais para o que chamamos de vila dos torcedores, depois as arquibancadas e a hospitalidade. A meta é ter cerca de 25 mil pessoas", disse.
Se a etapa de São Paulo refletir o que ocorre ao redor do mundo, a categoria deverá atrair um público predominantemente jovem, com idade de 18 a 24 anos, sendo 52% masculino e 48% feminino, de acordo com dados da Fórmula E.
Saiba como chegar
Quem optar por ir de Metrô, a organização orienta a descer na estação Portuguesa-Tietê, de onde serão disponibilizados 14 ônibus gratuitos para o circuito. O ponto de embarque será na Avenida Cruzeiro do Sul, 1777. Para retornar ao metrô, os ônibus vão sair do portão 2 do sambódromo, na Avenida Olavo Fontoura.
Também é possível chegar ao local caminhando a partir da mesma estação, porém a caminha é longa, de cerca de 2,1 km.
Como o circuito foi desenhado nas ruas e avenidas que ficam no entorno do Anhembi, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fez alguns bloqueios. Para quem for de carro, o acesso será feito somente pela Praça Campo de Bagatelle (Avenida Olavo Fontoura – Portão 2), ou pela Rua Marechal Leitão de Carvalho (Portão 5 ou 3).
De acordo com a CET, o principal estacionamento disponível na região fica no Pavilhão do Anhembi.
O valor dos bilhetes vai de R$ 300 e R$ 350, com opções de meia-entrada. A classificação etária é de 16 anos, e todos os menores de idade devem estar acompanhados de um adulto.
O técnico interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes revelou o time do coração ainda quando era jogador. Nascido e criado em Minas Gerais, o ex-meia confessou em entrevista que sempre torceu para o Atlético.
Em matéria especial do Globo Esporte, a trajetória de Ramon foi relembrada por meio de vídeo antigo de quando ainda jogava.
Saiba mais
Torcedor do Galo, ele realizou o sonho de vestir a camisa do clube. Ramon defendeu o alvinegro de 2000 a 2002 e usou a cobiçada camisa 10. No total, Foram 98 jogos e 28 gols pelo time e um título do Campeonato Mineiro (2000) conquistado.
"Posso te falar que eu sempre fui atleticano, desde criança. Até mesmo no meu primeiro ano treino no Cruzeiro, eu fui todo de preto", revelou Ramon, à época, quando atuava como jogador.
Fato curioso é que mesmo atleticano, Ramon se formou nas categorias de base da Raposa e estreou pelo profissional do clube celeste. Na época da mesma entrevista, ele agradeceu pela experiência no 'rival do coração'.
"Tenho uma gratidão por tudo aquilo que ue passei no Cruzeiro. Mas por ter sido categoria de base, eu queria ter ganhado lá o que eu ganhei no Vasco, ou o que representei no Vitória", falou o ex-jogador.
O repórter Tino Marcos foi diagnosticado com dengue e não estará com Galvão Bueno na transmissão no YouTube do jogo da seleção brasileira, neste sábado (25), às 19h (de Brasília), contra Marrocos.
O que aconteceu
Tino confirmou o desfalque em publicação em sua página no Twitter.
"Verei de casa essa estreia histórica do Galvão Bueno no digital! Tô bem, mas com febre que vem e vai. Meu corpo me pede veementemente pra deitar", escreveu ele.
A presença de Tino Marcos foi divulgada inicialmente ao lado de outros ex-colegas de Galvão na Globo, como Arnaldo Cezar Coelho e Walter Casagrande.
Por outro lado, Zico teve sua presença confirmada ao UOL pela Play 9, empresa de mídias digitais que gere o canal de Galvão Bueno no YouTube. A Play 9 tem como sócios João Pedro Paes Leme (ex-Globo), Marcus Vinícius Freire (ex-COB) e Felipe Neto (youtuber), que estará na transmissão.
A atacante Cristiane, ex-jogadora da seleção feminina, também participará da estreia de Galvão no Youtube. Ela é a maior artilheira dos Jogos Olímpicos, com 14 gols.
Senti, meus amigos. Na verdade, nem senti que um bichinho me picava. Mas logo senti que a febre insistente, as dores no corpo não passavam.
A sorologia confirmou: dengue.
Verei de casa essa estreia histórica do @galvaobueno no digital!
Tô bem, mas com febre que vem e vai.
Gratidão a @galvaobueno e a toda galera da Play9 que esperaram por mim até o último instante.
Mas não deu. Meu corpo me pede veementemente pra deitar.
Obrigado a todos que mandaram boas energias pra essa reestreia com o GB, no digital!
Curtirei daqui!
Galvão Bueno disse ontem que a presença de Arnaldo Cezar Coelho foi vetada. O ex-árbitro é dono de uma emissora afiliada da Rede Globo no Rio de Janeiro. A declaração foi dada em entrevista ao "Flow Sport Club".
Com Arnaldo vetado, o casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foi confirmado nos comentários de arbitragem do amistoso. Eles foram demitidos da Globo nesta semana, na esteira do fim da Central do Apito.
Integrantes de uma das maiores organizadas do Cruzeiro se reuniram em um protesto em frente à Toca da Raposa, nesta quinta-feira. Com bandeiras e foguetes, o grupo se manifestou contra a troca da identidade visual do mascote, o Raposão. Gritos pediam para Ronaldo retomar com o visual antigo do símbolo do clube.
Organizada do Cruzeiro protesta em frente à Toca
"Ronaldo, gordão, devolve o Raposão"
Mais cedo, ainda nesta quinta, várias organizadas se pronunciaram nas redes sociais contra a mudança na identidade do mascote. O Cruzeiro reformou a roupa, a cor e a expressão dos dois símbolos do clube, Raposão e Raposinho. Veja abaixo o antes e depois:
Na nota, o grupo disse ser "inadmissível" a mudança no visual e cobrou a diretoria do Cruzeiro, criticando o modelo de gestão. O grupo apontou "falta de sinergia" com o torcedor do clube.
- O Raposão é o maior mascote do Brasil, e sempre se fez presente pelo carisma, força e seriedade, tudo ao mesmo tempo. É inadmissível as mudanças feitas no mascote, e só corroboram aquilo que estamos vendo faz tempo: a falta de sinergia com o torcedor, que agora é mero cliente, e principalmente a falta de conhecimento de muitos que hoje estão no Clube sobre o Cruzeiro e principalmente a própria torcida - disse parte da nota
Os integrantes da organizada ainda levaram uma pessoa vestida com uma versão dos trajes antigos do Raposão (veja no vídeo abaixo).
Roupa antiga do Raposão é levada por organizada do Cruzeiro a protesto na Toca da Raposa
Mudança rende memes e provocação de rival
Pelas redes sociais, muitos torcedores criticaram a nova imagem das mascotes. Vários chegaram a pedir para desfazer a mudança e renderam memes, comparando a cor e o formato principal do Raposão com outros animais, como a raça de cachorro "Lulu da Pomerânia".
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/rede social
Meme Raposão em rede social — Foto: Reprodução/rede social
O Atlético, rival do Cruzeiro também aproveitou para provocar parodiando um meme antigo, de uma garota posicionada em frente a uma casa pegando fogo com cara de tranquilidade. O perfil de sócio torcedor do Galo postou uma foto com a mascote do clube em frente ao fogo, fazendo alusão à repercussão negativa do novo Raposão.
Veja outros memes dos torcedores sobre o Raposão:
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Meme com o novo Raposão — Foto: Reprodução/ rede social
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
Em meio à pausa por conta das Datas Fifa, uma bomba pode agitou o futebol alemão. O jornalista Fabrizio Romano e o jornal "Bild" afirmam nesta quinta-feira que o técnico Julian Nagelsmann foi demitido do comando do Bayern de Munique a oito dias do confronto direto contra o Borussia Dortmund no Campeonato Alemão.
Ambos já apontam o alemão Thomas Tuchel como o substituto. Tuchel seria anunciado pelo Bayern nas próximas horas, já tendo acertado os detalhes contratuais. Restaria apenas a documentação para a assinatura.
O Bayern de Munique, que está nas quartas de final da Liga dos Campeões, vem tendo dificuldades na Bundesliga nesta temporada. A equipe, dona de uma hegemonia de nove títulos seguidos, perdeu a liderança para o Borussia Dortmund no fim de semana, após ser derrotada pelo Bayer Leverkusen.
Depois da derrota, Julian Nagelsmann foi duro ao dizer que o Bayern deixou o nível cair na partida e chegou a dizer que viu o time ser preguiçoso em campo. As duras palavras foram endossadas pelo diretor esportivo bávaro, o ex-jogador Hasan Salihamidzic, indicando um suposto apoio da diretoria. Desta forma, a demissão pegou de surpresa até mesmo os jornalistas que cobrem o dia a dia do clube alemão
Julian Nagelsmann fez duras críticas ao Bayern de Munique — Foto: Reuters
Julian Nagelsmann, desta forma, deixaria o Bayern de Munique depois de uma temporada e meia, após ser contratado como uma sensação do futebol europeu, com apenas 35 anos. Em 2021/22, ele conquistou seu primeiro título nacional ao levar o título da Bundesliga com tranquilidade, e também faturou a Supercopa da Alemanha duas vezes no clube bávaro.
Na atual temporada, o Bayern jogou 37 partidas e venceu 27 delas, empatando sete e perdendo três. Na Liga dos Campeões, o time é o único com 100% de aproveitamento até agora, tendo eliminado o PSG nas oitavas de final. O rival nas quartas será o Manchester City.
Restam nove rodadas para o fim do Campeonato Alemão, e agora o Bayern de Munique é o segundo colocado na tabela, com 52 pontos, um a menos que o Borussia Dortmund. Esse cenário seguirá até o fim da Data Fifa, quando os dois times vão se preparar para o confronto direto no dia 31 de março, às 13h30 (de Brasília), em Munique.
Com pressa para fechar acordo, o Verdão, no entanto, ainda esbarra no valor pedido pelo Guarani: R$ 12 milhões. É esperado que nesta quinta-feira (23) o Bugre aceite reduzir um pouco o preço e, com isso, a negociação caminhe para um desfecho positivo.
Colunistas do UOL
Pregando cautela nos bastidores, o Palmeiras definiu um valor mínimo para fechar acordo com o ex-jogador do Flamengo, que tem vínculo apenas até dezembro com o clube de Campinas, o que lhe permite assinar pré-contrato com quem quiser a partir de junho.
Aos 22 anos e muito bem avaliado por Abel Ferreira, Richard Rios foi um dos principais destaques do Guarani no Paulistão e também está na mira de outros clubes do Brasil, especialmente o Inter.
O Flamengo venceu o Bragantino por 4 a 3, na Gávea, pela quarta rodada do Brasileirão Sub-20. O trio que desceu para reforçar a base marcou gol: Victor Hugo, Mateusão e Matheus Gonçalves. O outro foi de Petterson. Gabriel Amaral, Kauã Alves e Marquinhos descontaram para o clube paulista.
O Rubro-Negro abriu o placar logo aos três minutos. Com a marcação pressão, Mateusão rouba a bola do zagueiro do Bragantino dentro da área, toca para Matheus Gonçalves que chuta, mas é Petterson que coloca para dentro do gol.
Com golaço de Matheus Gonçalves, Flamengo vence Bragantino pelo Brasileiro Sub-20
O segundo gol ficou para Mateusão, que cobrou o pênalti sofrido por Werton. Victor Hugo marcou o terceiro, em uma jogada trabalhada com Matheus Gonçalves e Werton. Este foi o primeiro jogo do volante desde que voltou da lesão do quinto metatarso do pé esquerdo, sofrida no dia 12 de janeiro.
- Feliz demais, dois meses e pouquinho que eu estava sem jogar. Voltar fazendo gol e conseguindo jogar bem é importante para mim. Sempre bom jogar aqui. Só parceiro, só gente boa. Gosto de estar aqui e feliz por ajudar em mais uma vitória - disse o volante após a partida.
Werton, Matheus Gonçalves e Petterson comemoram gol do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O último do Flamengo foi um golaço de Matheus Gonçalves. Em uma jogada quase individual, o atacante colocou a bola na rede. Em 24 segundos, o Rubro-Negro deu 26 toques na bola: 22 do Gonçalves e quatro Petterson.
Gonçalves rouba a bola no meio-campo, dribla quatro jogadores, fez foquinha com a bola e levou até perto da área quando tocou para Petterson, que devolveu para o camisa 8 chutar de perna direita no canto do gol.
- Jogo difícil, sabíamos que não seria fácil. A equipe do Bragantino é muito bem treinado, mas, graças a Deus, pude contribuir com o gol, e a gente saiu com a vitória. Vamos em busca de ficar na primeira colocação para decidir os jogos em casa. Vamos com tudo, vamos para cima. Feliz pela vitória e pelo gol. Vamos juntos para melhorar mais ainda - disse Gonçalves no fim da partida.
Flamengo dorme na liderança do Grupo A e fica de olho no confronto entre Cuiabá e América-MG, que acontece na quinta-feira, às 20h, na Arena Pantanal.
Assista: tudo sobre oFlamengono ge, na Globo e no sportv
O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, anunciou hoje que Roberto de Andrade não é mais o diretor técnico do clube. No Fim de Papo, a colunista Marília Ruiz analisou que a demissão foi consequência do "ultimato" que a Gaviões da Fiel deu no mandatário corintiano.
Quando chega no limite da Gaviões, chega no limite do Duilio, que de uma forma elegante e política disse que a saída do Roberto de Andrade foi um pedido dele. Enquanto o Roberto de Andrade não vier a público e dizer que decidiu por isso sozinho, me reservo o direito de acreditar que foi pela pressão da Gaviões da Fiel que essa decisão foi tomada, porque assim tem acontecido", afirmou Marília Ruiz.
Relacionadas
A colunista do UOL lembrou a pressão da torcida organizada às vésperas da demissão de Sylvinho. Segundo ela, ao atender os desejos da Gaviões, Duilio ganha tempo para si.
Eles são do mesmo grupo, estarão juntos com cargo ou sem cargo, mas há uma semana a Gaviões postou um ultimato: 'Duilio, fora Roberto de Andrade'. Uma semana depois, o Roberto de Andrade não é mais diretor de futebol do Corinthians. Quando a Gaviões pediu 'fora, Sylvinho', foi fora, Sylvinho. Com isso, ele ganha pelo menos um mês e meio no qual a torcida não vai pegar no pé dele", acrescentou Marília Ruiz.
Os clubes da Libra divulgaram, nesta terça-feira (21), uma apresentação com os principais pontos do modelo que defendem para a criação de uma liga no futebol nacional para a organização do Campeonato Brasileiro.
Os clubes que compõe a Libra são: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
O que pensam os clubes da Libra?
A Libra apresenta seu modelo para o Campeonato Brasileiro com base em seis conceitos principais. São eles:
Construção de um modelo de competição e organização entre os clubes sob um ponto de vista técnico e mercadológico
Diminuição do gap financeiro entre os clubes no cenário nacional, bem como das equipes brasileiras em relação aos adversários internacionais
Regra de transição elaborada para que os clubes não percam receita em relação ao modelo atual
Subsídio para a Série B acima do praticado nas principais ligas internacionais, como forma de aumentar a competitividade no âmbito interno
Mensuração da audiência com o objetivo de estimular os clubes a buscar cada vez mais engajamento de seus torcedores
Aporte financeiro inicial como forma de financiar a entrada dos clubes em uma nova era do futebol brasileiro
Em relação a esse último ponto, a Libra conta com o apoio da Codajas Sports Kapital e do BTG Pactual. Eles já têm em mãos uma proposta do fundo Mubadala, que é sediado nos Emirados Árabes Unidos, de quase R$ 5 bilhões, por parte dos direitos de transmissão das Séries A e B.
Como é a divisão do dinheiro proposta pela Libra?
A Libra defende que exista um período de transição entre o que é o cenário atual e o "ideal" proposta para a liga. Esse período seria de até cinco anos ou até que as receitas do campeonato atinjam R$ 4 bilhões.
Hoje, a divisão é feita da seguinte forma: 29,7% igual para todos os clubes, 22,2% de acordo com performance (classificação no campeonato) e 48,1% com base em audiência.
Na transição proposta pela Libra, 40% seria iguais para todos, 30% de acordo com performance e 30% com audiência. No "modelo ideal", as receitas seria divididas 45% igualitário, 30% performance e 25% audiência.
No modelo da Libra, há também uma mudança na forma como a performance é calculada. Hoje, a CBF premia os clubes de acordo com a classificação final a cada ano. Já a Libra defende a criação de uma fórmula que passe a considerar as três últimas edições do torneio.
Nesse cenário, os quatro clubes rebaixados em um ano, por exemplo, também poderiam ter direito a uma pequena fatia do "bolo total" de receitas, algo que não acontece hoje com a CBF comandando a organização.
Como funcionaria essa "regra dos 3 anos" da Libra?
Segundo a Libra, essa regra tem como objetivos "promover aos clubes maior sustentabilidade financeira e melhor previsão orçamentária"; "melhorar o capital de giro, com distribuição do valor ao longo do ano" e "dispositivo Paraquedas, com o intuito de suavizar impacto nas receitas de clubes rebaixados".
O mecanismo é explicado da seguinte forma: "Será considerada a média do desempenho nos últimos 3 anos, sendo 34% do valor total atribuídos à temporada atual, 33% à performance no ano anterior e outros 33% referentes à colocação de 2 anos atrás."
Na organização da Libra, esse modelo seria aplicado em 2025 e consideraria as temporadas 2023 e 2024. Para começar o cálculo, haveria uma divisão diferente entre 1ª e 20ª colocação, já que hoje os clubes do Z-4 não tem direito a dinheiro nenhum.
Simulando, no cenário atual, enquanto o campeão ganha 10, os 4 últimos não ganham nada, e o 16º lugar ganha o equivalente a 3,4. No modelo da Libra, o 1º colocado teria direito a 9,5; o 16º, 2,2; e os quatro rebaixados 1,25.
Para chegar ao valor final a ser recebido em um ano, a Libra daria peso de 34% para a classificação da temporada em questão (se o time for campeão, por exemplo, seria 34% de 9,5) e 33% para os outros dois anos, chegando a um valor final.
Flamengo e Corinthians têm 'vantagem' no modelo da Libra?
Uma das novidades apresentadas pela Libra é uma "cláusula de estabilidade", e ela beneficia, principalmente, Flamengo e Corinthians, que são hoje os clubes que mais arrecadam, no modelo que privilegia audiência.
Na explicação da Libra, trata-se de uma "transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em benefício dos demais". E cita especificamente o objetivo de "resguardar os clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga", no caso Flamengo e Corinthians.
Como isso funcionaria? A Libra explica da seguinte forma:
Caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, os dois clubes manterão o percentual de receitas auferido naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).
Caso a receita da Série A supere a temporada de 2022, os dois clubes terão receita ao menos equivalente (em números absolutos) a auferida naquele ano.
Demais clubes capturam em maior proporção o crescimento inicial de receitas da Liga.
A comparação com 2022 para o período de transição de cinco anos da Libra serão sempre corrigidos pelo IPCA.
Como fica a Série B?
A Série B também é citada na apresentação da Libra. O grupo ressalta que a forma de divisão será decidida pelos clubes participantes (considerando que a maioria das equipes da liga está hoje na elite).
A Libra prevê um repasse de 15% de sua arrecadação para a Série B, em suas palavras, para "estimular maior competitividade e saúde financeira aos clubes da segunda divisão do futebol brasileiro".
A Libra também simula sua proposta com outras ligas do mundo. Enquanto defende o repasse de 15%, o modelo atual prevê 9,5%, 12% na Premier League e 10% em LaLiga.