Ex-Porto, Fenerbahce e Olympiacos, português Vítor Pereira foi anunciado como novo técnico do Corinthians
Anunciado nesta quarta-feira (23) como novo técnico do Corinthians, o português Vítor Pereira tem diversas histórias curiosas em sua carreira de treinador, iniciada em 2002.
Ele começou a despontar para o cenário europeu em 2010, quando assumiu a equipe principal do Porto, depois de trabalhar como auxiliar no clube.
Logo após assumir os Dragões, seu trabalho deu muito certo, e ele faturou em sequência os Campeonatos Portugueses de 2011/12, 2012/13, além de também ganhar duas Supercopas de Portugal (2011 e 2012).
Um de seus momentos mais famosos aconteceu em 11 de maio de 2013, em um clássico contra o arquirrival Benfica, válido pela penúltima rodada da liga nacional.
Na ocasião, o Porto era vice-líder, dois pontos atrás do Benfica, e recebeu os Encarnados no Estádio Dragão. O time de Lisboa saiu na frente, mas os donos da casa conseguiram a virada nos acréscimos, com um histórico gol do atacante Kelvin (ex-Palmeiras, São Paulo, Vasco e Fluminense), venceram e passaram o rival na tabela. Na rodada seguinte, a última do torneio, um triunfo sobre o Paços de Ferreira garantiu o título aos portistas.
No lance do gol de Kelvin, aliás, duas imagens ficaram imortalizadas: logo que a bola estufa as redes, o então treinador benfiquista, Jorge Jesus, imediatamente cai no chão de joelhos, tamanha a força do golpe emocional do momento.
Logo em seguida, Vítor Pereira invade o campo comemorando como louco o tento da virada dos Dragões. Ele escorregou e quase caiu de nádegas no chão, mas conseguiu manter o equilíbrio em meio à insanidade total no Dragão.
Relembre no vídeo abaixo:
Condenado à prisão na Grécia
A carreira de Vítor Pereira também ficou marcada por um episódio polêmico ocorrido quando ele estava no comando do Olympiacos, da Grécia.
Em fevereiro de 2015, ele entrou em campo antes de um clássico contra o rival Panathinaikos, enquanto os goleiros faziam aquecimento, e foi alvo de objetos atirados pela organizada do clube alviverde.
No entanto, ao invés de ignorar, Pereira respondeu fazendo um gesto obsceno para as arquibancadas. Foi o suficiente para que milhares de fãs do Panathinaikos invadissem o campo para tentar agredir o técnico, que teve que sair correndo para se esconder nos vestiários.
Cinco anos depois do ocorrido, quando já estava trabalhando no Shanghai SIPG, da China, Vítor foi julgado pela Justiça da Grécia e condenado a oito meses de prisão por "incitação à violência" e "comportamento inadequado".
Na partida em si, o Panathinaikos venceu por 2 a 1, mas depois a Justiça desportiva grega tirou os pontos da equipe e entregou ao Olympiacos pelas cenas lamentáveis causadas pela torcida. Os alviverdes ainda tiveram que pagar multa e jogar duas partidas com portões fechados.
No final da temporada, o comandante português sorriria mais uma vez, conquistando o título da liga nacional de 2014/15.
Breve resumo da carreira
Vítor Pereira estava sem clube desde que deixou o Fenerbahce, da Turquia, em dezembro do ano passado.
Na carreira, ele acumula passagens por clubes como Porto, de Portugal, Olympiacos, da Grécia, e Shanghai SIPG, da China.
Outros times que tiveram Pereira como comandante foram: Santa Clara, de Portugal, Al-Ahli, da Arábia Saudita, e 1860 München, da Alemanha.
Agora, ele irá encarar sua primeira experiência no futebol sul-americano, após passagens por Europa e Ásia.
Novo técnico do Corinthians já deixou Jorge Jesus de joelhos e foi condenado à prisão por polêmica em campo; conheça Vítor Pereira - ESPN.com.br
Read More
No comments:
Post a Comment