O Corinthians tem um compromisso marcado com o Newell's Old Boys, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O encontro entre as equipes não só será o segundo na história, como também acendeu a chama de uma rivalidade antiga entre dois principais clubes da cidade de Rosário, na Argentina.
O Meu Timão conversou com Gianpaolo Raucci, um torcedor do Corinthians que mora em Rosário. Ele contou como ficou o clima na cidade após a notícia do duelo entre o Newell's e o Timão.
Sul-Americana é o título da "revanche" para os argentinos
O brasileiro Gianpaolo Raucci mora em Rosário desde 2005, a maior cidade da província de Santa Fé, localizada na região central da Argentina. Mesmo acompanhando o Timão à distância, ele vive o dia a dia entre os dois principais clubes da cidade: o Newell's Old Boys e o Rosário Central. Ambos os times contam com uma rivalidade antiga e que pemanece até os dias atuais. A desavença é bastante parecida com a do Corinthians e Palmeiras.
Segundo o torcedor corinthiano, quando Newell's soube que enfrentaria o Timão, a cidade argentina ganhou outro clima. A equipe comandada por Gabriel Heinze, vale lembrar, vai em busca do primeiro título da Sul-Americana. Essa taça é um dos pivôs da disputa contra o Rosário Central.
"Para o Newell's é completamente contrário da prioridade do Corinthians. Para eles é o jogo da vida. O campeonato é importante, principalmente, por que o Rosário Central tem uma Conmebol que era a antiga Sul-Americana, de 1995. Esse é o único torneio internacional que o Central tem e o Newell's não tem", contou o torcedor.
O título em questão conquistado pelo Rosário aconteceu em 1995, quando a equipe chegou a semifinal da Copa Conmebol, competição percusora da Sul-Americana. A equipe enfrentou o Atlético-MG em dois jogos. No primeiro, disputado do Mineirão, os argentinos perderam por 4 a 0. Já no segundo duelo, o Rosário devolveu a goleada e passou nos pênaltis.
Na sequência, Gianpaolo revelou que torcedores do Rosário Central estão torcendo para que o Corinthians vença o Newell's. O desejo, claro, é que a equipe permaneça como a única da cidade a conquistar o título.
"Aqui a Sul-Americana é muito importante. Vem primeiro a Libertadores, depois a Sul-Americana e os campeonatos nacionais e copas argentinas. Todos os jogos passam ao vivo e tem repercussão, chove mensagens dos meus amigos do Central falando: 'olha, agora vocês tem que ganhar do Corinthians'. Alguns outros do Newell's perguntam se vamos ir com os reservas, eles falam suplente, é a dúvida da maioria. Para o restante dos times, a Sul-Americana é super importante, inclusive, para a marca do time. Entendo o momento do Corinthians de que estamos na semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, mas para projeção internacional como marca, quando mais você avança mais difundi a sua marca, do continente. Aqui realmente repercute muito e não se fala de outra coisa que não seja o Corinthians jogar contra o Newell's", relatou Gianpaolo.
Como chega o Newell's para o confronto contra o Corinthians
Para finalizar, Gianpaolo disse que o Newell's é uma equipe que não toma muitos gols e será bem superior do adversário anterior do Corinthians no torneio, o Universitario. Para ele, os argentinos devem entrar com time bem fechado tanto no jogo de ida, quanto na volta.
"O Newell's é um time que não toma muito gol e não vai fazer um troca troca como fez o Universitario, sair e tomar contra-ataque. O jogo deles contra o Corinthians será bem fechado e na Arena. Assim como foi com o Santos, que teve muitas oportunidades, mas o Newell's acabou ganhando. Na verdade, a primeira vitória do Newells no Brasil foi contra o Santos e nunca tinha ganhado como visitante. Para mim, vai ser fechado no Brasil", finalizou.
Atualmente, o Newell's não vive uma boa fase no Campeonato Argentino. O time comandado pelo técnico Gabriel Heinze ocupa a 14ª lugar da tabela e vem de uma série de resultados ruins. Os argentinos vêm de uma derrota por 2 a 1 para o Boca Juniors e de empate por 1 a 1 com o Talleres.
O primeiro duelo entre Corinthians e Newell's Old Boys acontece na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, na Neo Química Arena. Já o segundo será na semana seguinte, dia 08, no Estádio Marcelo Bielsa, na Argentina.
Notícias relacionadas
Corinthians acende rivalidade antiga entre clubes argentinos no duelo pela Sul-Americana - Meu Timão
Read More