Depois de muita chuva, água acumulada na pista e atraso na largada, a sprint em Spa-Francorchamps aconteceu e teve Max Verstappen como vencedor na primeira corrida do fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1. Oscar Piastri e Pierre Gasly completaram os três primeiros.
A corrida
Depois de um atraso de cerca de meia hora, os pilotos partiram para volta de formação atrás do safety car e usando pneus de chuva intensa. Eles ficaram nesta tomada por 4 voltas, até a largada em movimento acontecer.
Na largada, antes mesmo de passar pela linha de chegada, Piastri, Pérez, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Gasly, Stroll, Albon, Bottas e Hulkenberg foram para os boxes colocar os pneus intermediários. Verstappen, Leclerc, Norris, Ocon, Russell, Sargeant, Alonso, Tsunoda, Magnussen e Zhou ficaram na pista com a gama de faixa azul.
Antes de completar a primeira volta, o holandês foi para os boxes, assim como Leclerc - ambos com paradas ruins. Por conta da estratégia, Piastri assumiu a liderança ficando 1 segundo à frente do piloto da Red Bull.
Contudo, a vantagem do australiano da McLaren caiu rapidamente assim que os pneus de Verstappen entraram na janela correta de temperatura. Na terceira volta, Alonso rodou sozinho e foi para brita, ficando 'entalado'. Por conta disso, o safety car entrou no traçado novamente.
Uma volta depois, o carro de segurança saiu dando a Piastri a missão de liderar a relargada. Assim que a bandeira verde apareceu, Tsunoda saiu da pista ocasionando uma bandeira amarela, que saiu rapidamente. Lá na frente, Verstappen não deu tempo do australiano da McLaren curtir mais um pouco a liderança ultrapassando tranquilamente o número 81.
Restando cinco voltas, Pérez e Hamilton colocaram os carros lado a lado e se tocaram. Alguns metros a frente, o britânico deu o bote no mexicano que ainda sofreu com a ultrapassagem de Sainz que aproveitou a vulnerabilidade do piloto e assumiu a posição.
Leclerc veio na sequência e pelo rádio, Pérez alegou que não tinha nenhuma aderência. Não demorou muito para o piloto da Red Bull passar direto e encontrar a brita, por conta disso, o mexicano caiu para P15 - retirando pouco depois.
No meio do pelotão, brigando pela zona de pontuação, Russell ultrapassou Ocon e Ricciardo para somar pelo menos um ponto. Hamilton, por conta do incidente com Pérez, foi punido com 5s.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
F1: Com parada nos boxes e pista molhada, Verstappen vence sprint da Bélgica - UOL
Read More
No comments:
Post a Comment