Nikita Mazepin pode perder sua vaga na Haas, já que a equipe afirmou que tomará uma decisão sobre o futuro de seu patrocínio da Uralkali na próxima semana.
A Haas removeu os logotipos da Uralkali e o esquema de cores da bandeira russa de seus carros durante a noite, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O chefe da equipe, Guenther Steiner, disse que a equipe se moveu rapidamente quando as notícias da invasão foram divulgadas ontem. Ele descreveu como levantou imediatamente o assunto com o proprietário da equipe, Gene Haas.
“Obviamente de manhã, quando me levantei e vi as notícias, havia algumas palavras que é melhor não dizer aqui”, disse Steiner em resposta a uma pergunta do RaceFans. “Depois fui direto falar com Gene sobre isso e então entramos em contato com nossos outros parceiros e tomamos uma decisão.”
“Como você viu, reagimos muito rápido a isso, então você pode imaginar que foram conversas muito diretas. Obviamente, você precisa manter as pessoas envolvidas, a sede da Haas Automation fica na Califórnia, eles estão nove horas atrasados, então tive que esperar até que eu pudesse entrar em contato com o conselho da Haas Automation também, porque eles são o maior parceiro em nosso carro e falar com o CEO lá também para tratar sobre isso.”
“Mas então estávamos prontos à tarde e só queríamos terminar o dia de teste e estávamos prontos e reagimos rapidamente. Somos uma equipe pequena, o que às vezes é bom, temos linhas diretas de comunicação”, disse ele.
A equipe agora considerará na próxima semana se continuará sua parceria com a Uralkali. “Temos que resolver todas as coisas legais, sobre as quais não posso falar, já na próxima semana”, disse Steiner.
Steiner enfatizou que a equipe está preparada para suportar a perda de Uralkali, que é seu patrocinador principal e um contribuinte extremamente significativo para o orçamento da equipe. “Financeiramente, estamos bem”, disse ele.
“Não teria implicação na equipe, como estamos trabalhando ou como estamos indo, como planejamos esta temporada. Há mais maneiras de obter o financiamento para que não haja problemas com isso.”
Ele confirmou que o futuro de Mazepin, que é filho do chefe Uralkali, Dmitry Mazepin, está entre os assuntos que precisam ser resolvidos.
“Nem tudo depende de nós aqui”, afirmou. “Há governos envolvidos e não tenho poder sobre eles e acho que precisamos ver também a situação, como ela se desenvolve na Ucrânia.”
Steiner confirmou que a equipe não teve nenhum contato com o governo dos Estados Unidos, que está entre os que impõem sanções contra a Rússia pela invasão. “Até agora as sanções oficiais de qualquer um dos governos não têm influência sobre nossos negócios”, disse ele.
Mazepin está ‘fazendo cara de durão’, disse Steiner. “Quero dizer, com certeza isso o incomoda porque é seu país de origem. Não há garantias em lugar nenhum.”
“Como eu disse antes, só precisamos ver como tudo isso se desenvolve, para onde vai. Há mais que uma equipe de F1 envolvida aqui, há governos envolvidos nisso, então não tenho ideia do que está vindo desse lado”, concluiu.
Mazepin pode perder vaga na Haas F1 - F1Mania
Read More
No comments:
Post a Comment