Uma das maiores empresas de material esportivo do mundo, a Adidas suspendeu a parceria com a Federação Russa de Futebol. A decisão vem após a suspensão da Rússia da Copa do Mundo pela Fifa, além de outras sanções ao futebol do país, que invadiu a Ucrânia na semana passada.
“A Adidas suspendeu a parceira com a Federação Russa de Futebol com efeitos imediatos”, disse o porta-voz da empresa alemã, à agência de notícias “AFP”.
Em 2020, a Adidas obteve 2.9% de seu faturamento nos mercados de leste europeu, entre os quais Rússia e Ucrânia.
Adidas encerra parceria com a Rússia — Foto: Divulgação/Adidas
A marca junta-se assim a Fifa, a Uefa e a dezenas de federações e clubes que tem adotado medidas semelhantes e de retaliação ao futebol russo; veja abaixo as principais delas:
COPA DO MUNDO DE 2022
- A Fifa excluiu a Rússia das Eliminatórias da Europa. Com isso, a Polônia, que enfrentaria a seleção russa no dia 24 de março, pela repescagem da Uefa, já está classificada para jogar no dia 29 contra o vencedor de Suécia x República Tcheca por uma das últimas três vagas europeias no Mundial do Catar. Confira a tabela da repescagem das Eliminatórias da Europa.
Golovin Dzyuba Rússia Chipre eliminatórias Euro Eurocopa 2020 — Foto: Yiannis Kourtoglou/Reuters
LIGA EUROPA
- O Spartak Moscou foi eliminado da Liga Europa, que está nas oitavas de final. O time russo iria enfrentar, nos dias 10 e 17 de março, o RB Leipzig, que ganha assim a vaga nas quartas de final. Veja a tabela completa da competição.
EUROCOPA FEMININA
- A Rússia estava classificada para a Eurocopa Feminina, que será disputada na Inglaterra, em julho deste ano, mas também acabou excluída do torneio. A expectativa, ainda não confirmada pela Uefa, é que Portugal, derrotado pela Rússia nos playoffs das eliminatórias, herde a vaga.
FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES
- Um dos primeiros desdobramentos esportivos da invasão à Ucrânia foi a decisão da Uefa de retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo, uma das cidades mais importantes da Rússia. A decisão, no dia 28 de maio, foi levada para Paris.
Gazprom Estádio Krestovsky São Petersburgo — Foto: Getty Images
PERDA DE PATROCÍNIOS
- A Gazprom, empresa estatal russa do ramo de energia, teve dois contratos de patrocínio rompidos. Primeiro, o Schalke 04, da segunda divisão alemã, anunciou o fim da parceria de 15 anos. Depois, a Uefa também decidiu encerrar o contrato com a empresa, que patrocinava competições da entidade desde 2012. O compromisso ainda tinha duração de duas temporadas e renderia 66 milhões de euros (R$ 455 milhões) à Uefa.
- Na Inglaterra, o Manchester United encerrou seu patrocínio com a empresa aérea russa Aeroflot, que tem o governo russo como acionista majoritário. A companhia de aviação estava ligada ao clube inglês desde 2013.
- A Adidas, que fornecia o material esportivo da seleção russa, "suspendeu a parceria com efeitos imediatos".
ABRAMOVICH DEIXA O COMANDO DO CHELSEA
- Dono do Chelsea há quase 20 anos, o bilionário russo Roman Abramovich anunciou sua saída do comando do clube, que passa a ser gerido pelo conselho da fundação de caridade dos Blues. Na prática, no entanto, Abramovich segue como dono do Chelsea, apenas afastado das decisões do dia a dia. Embora não tenha sido uma punição, e sim uma decisão própria do empresário, o anúncio foi feito após a invasão da Ucrânia, quando bilionários russos residentes na Inglaterra passaram a correr risco de terem suas contas bloqueadas.
Roman Abramovich é o dono do Chelsea desde 2003 — Foto: Getty Images
Guerra na Ucrânia: Fornecedora de material esportivo alemã suspende contrato com a Rússia - Globo.com
Read More
No comments:
Post a Comment