Rechercher dans ce blog

Tuesday, February 22, 2022

Rival do Fluminense na Libertadores é controlado por bilionário gênio das finanças e tem ex-Premier League na diretoria - ESPN.com.br

Fluminense enfrenta o Millonarios nesta terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+


Nesta terça-feira (22), o Fluminense visita o Millonarios, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida da 2ª fase preliminar da Conmebol Libertadores, no estádio El Campín, em Bogotá. A partida terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

E se a chegada dos bilionários gringos é novidade no Brasil, na vida da equipe colombiana isso já é papo antigo. Desde 2015 o clube azul e branco tem 85,48% de suas ações controladas pelo fundo de investimentos Amber Capital, fundado nos Estados Unidos, mas hoje sediado da Inglaterra.

Quem está à frente do fundo é o bilionário francês Joseph Oughourlian, gênio do mercado financeiro que hoje também é dono de outras duas equipes na Europa: o tradicional Lens, da França, e o pequeno Calcio Padova, da Itália.

Filho de um psiquiata e uma enfermeira, Oughourlian seguiu carreira bem diferente do mundo de seus pais. Com cabeça boa para os números, formou-se na Escola de Estudos Superiores de Comércio de Paris e também no Instituto de Ciência Políticas de Paris, o famoso Sciences Po. Depois, ainda concluiu mestrado em economia na Sorbonne.

Ele começou a trabalhar em bancos em 1994, ainda na França, e se mudou em 1996 para os Estados Unidos para dar sequência na carreira. Foi em Nova York que fundou o Amber Capital, em 2005, tornando o fundo em um dos gigantes dos investimentos na Europa em pouco tempo.

Atualmente, a teia do Amber Capital é larga, com controle de diversas empresas e negócios variados. Oughourlian, por sua vez, também se divide em várias funções. Ele é, por exemplo, presidente do gigantesco grupo espanhol Prisa, dono de diversos veículos de comunicação, como os jornais El País e As, além de rádios e TVs.

No caso do Millonarios, o magnata francês é acionista majoritário, mas não controla diretamente a vida do clube. Ele deixou as decisões nas mãos de Gustavo Serpa Preciado, seu sócio no fundo de investimentos, que é quem dá as cartas no gigante de Bogotá.

No entanto, o Amber Capital é dono de quase 86% da equipe, enquanto os 14,52% restante das ações estão divididos entre 200 acionistas minoritários.

Ex-Premier League na diretoria

Uma das decisões mais importantes do fundo de investimentos que comanda o Millonarios foi colocar um ex-Premier League para supervisionar as contratações feitas pelo clube.

Trata-se do experiente Peter Storrie, que ocupa o cargo de Assessor Financeiro do clube, estando somente abaixo de Joseph Oughourlian e Gustavo Serpa Preciado na hierarquia da diretoria.

Na Inglaterra, Storrie trabalhou em times como West Ham e Portsmouth. Hoje, ele trabalha no comando do setor de recrutamento e nas assessorias financeiras tanto do Lens como do Millonarios. Ou seja: todos os movimentos dessas equipes no mercado da bola, tanto em chegadas quanto em saídas, passam por eles.

Dedicado, o inglês atualmente divide seu tempo entre Europa e América do Sul, trabalhando em duas frentes e prospectanto jogadores nos mais variados locais.

"Já trabalho nesse mercado há vários anos. Basicamente, eu assessoro Oughourlian em seu lado financeiro, cuidando da compra e venda de jogadores. No caso do Millonarios, faço um informe geral todos os meses e viajo à Colômbia para ver tudo de perto", contou, em entrevista recente ao podcast Football CFB.

Para a atual temporada, Storrie comandou a chegada de vários reforços ao Millonarios: o goleiro Álvaro Montero, o zagueiro José Cuenú, os meias Larry Vásquez e Eduardo Sosa e os atacantes Diego Herazo e Richard Celis.

play

2:11

Via @FluminenseFC I Torcedores compareceram com bandeirões, cantos e muita empolgação

Fora isso, o ex-cartola da Premier League ainda esteve por trás do processo que promoveu 10 jogadores das categorias de base para o elenco principal.

O próximo objetivo agora é derrubar o favorito Fluminense e avançar à próxima fase preliminar da Libertadores. Para isso, dinheiro e experiência não faltam...

Adblock test (Why?)


Rival do Fluminense na Libertadores é controlado por bilionário gênio das finanças e tem ex-Premier League na diretoria - ESPN.com.br
Read More

No comments:

Post a Comment

William Batista, técnico do sub-20, é demitido do Vasco - LANCE!

[unable to retrieve full-text content] William Batista, técnico do sub-20, é demitido do Vasco    LANCE! Ver cobertura completa no Google N...