A Fifa planeja alterar a data do Mundial de Clubes que seria realizado de 9 a 19 de dezembro deste ano para 2022. De acordo com informações obtidas pela ESPN, como um novo país sede ainda não foi definido, a entidade está pensando em mover a competição para uma data no novo ano, sendo fevereiro a opção mais provável.
O vencedor da final da Conmebol Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, que acontece no próximo dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, com transmissão AO VIVO do FOX Sports e pela ESPN no Star+, vai representar a América do Sul no torneio.
A mudança no calendário vai gerar certo alívio para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que não vai precisar alterar mais uma vez as datas das finais da Copa do Brasil em dezembro.
O Mundial, disputado pelos campeões de cada confederação continental, já foi afetado pela pandemia COVID-19, com o Japão se retirando como anfitrião do torneio deste ano, que deveria ser realizado entre 9 e 19 de dezembro em Yokohama.
A Fifa confirmou a decisão do Japão em 9 de setembro quando, após a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Tóquio sem espectadores nos estádios, a Federação Japonesa de Futebol anunciou que não estava mais em condições de sediar a competição.
Vale lembrar que o Mundial de 2020 no Catar também foi transferido de dezembro para fevereiro de 2021 como consequência da pandemia.
Na Inglaterra, tirar a competição de dezembro ajudará a aliviar, por exemplo, a carga de jogos do Chelsea, com a equipe de Thomas Tuchel já enfrentando sete jogos naquele mês, sem levar em consideração a perspectiva de mais dois jogos oficiais no Mundial.
Os Blues têm apenas quatro partidas agendadas em fevereiro, embora esse número vá aumentar se avançar na Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Champions League.
Um clube europeu conquistou as últimas oito edições do Mundial, sendo o Chelsea a última equipe campeã da Champions League a não erguer o troféu ao perder para o Corinthians, em Yokohama, em dezembro de 2012.
O Chelsea, o campeão africano Al Ahly e o Auckland City, da Nova Zelândia, são os únicos participantes já confirmados para a competição.
Os campeões da Ásia e Américas do Sul, Norte e Central também ainda não foram decididos. Os vencedores da liga nacional da nação anfitriã, ainda desconhecida, também participarão.
Mundial de Clubes com Flamengo ou Palmeiras deve acontecer só em 2022; entenda os bastidores - ESPN.com.br
Read More
No comments:
Post a Comment